A setorização informa ao sistema como as questões se distribuem entre os setores de matérias. Existem três modos de setorização de um projeto: automática, manual e básica. Veja o caso "automática" no exemplo abaixo:
Automática#
No exemplo acima vemos o mapa colorido de distribuição das questões. Para pintar as questões, escolha o setor e desbloqueie o cadeado, a seguir, clicando e segurando o botão esquerdo do mouse, vá pintando as células correspondendentes. Perceba que as células serão preenchidas com a cor e o código do setor. A medida que você vai povoando as células (que correspondem as questões) com seus setores, o sistema vai montando automaticamente a planilha de setorização.
Manual#
A planilha de setorização mostra a estrutura que será seguida na correção do projeto.
O field "NV" abreviação de nível ordena a tabela:
NV=0: Esse nível é o topo da tabela, reservado para Média Geral GER.
NV=1: Pode assumir valores de 1..9 e mostra o grupo de matérias.
NV=A: Pode assumir valores de A..P e mostra a folha de onde virão as questões.
Excepcionalmente NV pode assumir o valor R que é reservado à redação.
Básica#
A setorização básica é a mais simples forma de setorização. É realizada automaticamente e calcula a Média Geral "GER" como a média obtida em cada folha (A, B...).
Folha A com 30 questões e Folha B com 10 questões.
Observe no exemplo abaixo como fica a planilha de setorização Básica:
O sistema considera cada folha como um setor e associa todas questões a esta folha. No final a média geral é calculada como média das folhas. GER=(A+B)/2
Através da fórmula você pode ponderar o peso de cada folha. Exemplo: GER=((30A)+(10B))/40
Redação#
Ao habilitar a opção de redação na criação de um projeto, o sistema insere automaticamente 5 setores (RED1, RED2, RED3, RED4 e RED5). Cada setor RED com NV=R corresponde a uma competência, assim prevemos 5 competências. O valor associado a cada competência (po padrão) será de 100 pontos e deve ser declarado diretamente na planilha de setorização.
Os valores máximos associados a cada competência podem ser alterados na planilha, além de utilizar as fórmulas para compor novas ponderações.