Introdução#

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O boletim do aluno no SiaaE é um valioso instrumento de apoio pedagógico. Mais do que apresentar os resultados tradicionais de desempenho, sua metodologia didática aprimora a estratégia de estudo.

O conjunto de informações contidas no boletim do aluno deve ser estudado e analisado com atenção. Gráficos, ícones e sinalizadores estatísticos são apresentados de forma fácil e acessível.

Individualizado, relativo e analítico, amplia a percepção do aluno e o orienta na correta distribuição de seu esforço. Suas medidas ajustam sua estratégia para alcançar o máximo de suas habilidades e, consequentemente, o sucesso.

Visão Geral#

A figura abaixo mostra um modelo genérico do boletim. Alt text

A seguir iremos entender as particularidades deste método como: médias relativas, discriminação, ordenação, sinalizadores e ranking.

Médias Relativas#

Todo resultado é exibido com um gráfico que contém duas dimensões: Rendimento do aluno versus Rendimento da turma (que fez o mesmo tipo de prova). Obs: A turma pode ser toda a escola.

A figura abaixo ilustra a essência da ideia, ou seja, todo resultado é exibido mostrando a nota da turma.

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A barra larga e colorida (cor da matéria) mostra graficamente o rendimento de Pedrinho. A linha preta mostra o rendimento da turma.

Médias Relativas retórica#

"Poxa pai, mas eu estudei como um louco para a prova..." Alt text

É verdade! Pedrinho estudou bastante para prova. Agora observando o gráfico, mostra que a nota da turma, confirmamos que a prova foi complicada.

Neste caso específico, é necessário analisar o que aconteceu e qual foi a estratégia adotada pela professora. O fato é que, apesar de Pedrinho ter alcançado apenas 35% de rendimento em relação à turma, seu desempenho foi bom.
Parabéns Pedrinho! Não fique triste.

Este único exemplo é emblemático do cotidiano escolar. A apresentação do rendimento absoluto deixa pouco espaço para uma avaliação consistente.


"Aí pai, arrebentei na prova de história. Eu sou o cara!" Alt text "Hum, menos! Vamos cortar o videogame as vésperas da prova de história."

Não posso dizer que 75% seja um desastre, mas em relação a turma, acho que da para se esforçar um pouco mais.
Pedrinho, mais atenção. Foco.

Rendimento comparado#

O rendimento comparado mostra a diferença entre o rendimento do aluno e da turma. Este resultado estão implícitos na apresentação do boletim.

Veja o caso:
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Positiva: o aluno se destaca positivamente em relação a turma.

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Negativa: o aluno mostra rendimento menor que a turma.

Não estabeleça, até este ponto, algum juízo de valor. A avaliação nas mãos de um profissional deve ter caráter diagnóstico. A anemia diagnosticada precocemente tem tratamento.


Sinalizadores de rendimento#

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Os sinalizadores são um conjunto de ícones que reforçam a posição do rendimento comparado, uma vez que as médias das turmas não são declaradas. Criam uma espécie de "gamificação orientativa." Alt text

Ordenação#

Matérias e setores são apresentados ordenados pelo rendimento comparado, do maior para o menor. Aqui, é crucial prestar bastante atenção. Essa ordenação cria um valioso instrumento para a distribuição equalizada do estudo. Alt text

Neste ponto, surgem algumas curiosidades, como o 100%, que vale menos que o 75%, ou ainda, o 80%, que vale menos que 90%. Isso é explicado pela discriminação comparada, que avalia o 'valor' com base em quanto o aluno se destaca em relação à turma.

Esta ordenação é especialmente importante para a preparação de concursos, onde o que importa é superar os demais, não apenas obter uma boa nota.

Provas com grau de dificuldade mascarado, como perguntas do tipo 'qual o resultado de "1+2"?' ou 'De que cor é o cavalo branco de Napoleão', não encontram espaço neste tipo de análise.

Consideramos a ordenação como a informação mais importante em nosso boletim.

Ranking#

Ranking é uma classificação percentual. Ele mostra a faixa na qual se enquadra seu rendimento em relação à turma (ou escola). O ranking melhora sua percepção em relação ao universo no qual está inserido.

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Veja os três exemplos na figura abaixo: Em todos, Pedrinho tirou a mesma nota e manteve a mesma classificação tradicional (segundo lugar), mas o ranking...

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O autor não aconselha a utilização do ranking para Ensino Fundamental.

Análise de questões#

A análise de questões é mais um acessório na compreensão do valor de um acerto ou erro.

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A análise de questões informa quais questões o aluno acertou (verde) ou errou (vermelho). O mais importante é mostrar a porcentagem de acerto da questão na turma.

Questões mais difíceis têm menor índice de acerto nas turmas. Questões mais fáceis possuem um grande índice de acerto nas turmas.

Fica explícito que nem todas as questões têm o mesmo peso, e a utilização ou não desse fato dependerá da instituição avaliadora.

Isso permite entender um dos componentes do cálculo da "Teoria de Resposta ao Item" ou TRI.

Medalhas#

Como aluno de uma escola tradicional dos anos 1970, não posso esquecer o resgate lúdico.

Em todo boletim, encontramos medalhas, prêmios, incentivo, competição e alegria. Todos recebem uma medalha, e as variações ocorrem na cor.

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Conclusão#

Estou feliz por poder escrever este resumo e compartilhar com vocês, professores, coordenadores, mantenedores e pais, o resultado de 33 anos de desenvolvimento contínuo.

Não posso dizer que foi fácil. O objetivo foi reduzir ao máximo. Deixo espaço para o imaginário e a expansão que todos possam fazer.

Muito estudo e simplificação foram dedicados para tornar esta estatística palatável, fácil e motivadora para a evolução contínua da estratégia de estudo.

Utilizem de forma responsável e fraterna, pois foi com este intuito que foi criado.

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